quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os benefícios do Alho


Segundo Teresa Ortega, professora de Farmacologia da Universidade Complutense de Madri, "a virtude mais notável do alho consiste em beneficiar as veias e o sangue".

Seus compostos melhoram a saúde cardiovascular e previnem as doenças coronárias e circulatórias por diferentes mecanismos: reduzem a taxa de colesterol, tornam o sangue mais fluido, previnem a arterioesclerose e estimulam a dilatação das coronárias.

Também inibem o processo de inflamação, associado aos infartos. Inclusive, alguns especialistas consideram o alho uma "aspirina vegetal", já que reduz a capacidade de coagulação do sangue em 20 a 30 por cento, segundo Teresa Ortega.

Um consumo moderado de alho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para tratar a hipertensão arterial, mas as virtudes deste bulbo não páram por aí.

Além disso, ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas, como gripe, resfriados, gastroenterite, aftas, bronquite e herpes simples. Seu efeito germicida atua nos sistemas digestivo, pulmonar e contra as afecções da pele. Também contribui para fortalecer as defesas orgânicas.

Estudos da China mostram que quem come mais alho tem menos da metade do risco de sofrer de câncer do estômago. Além disso, o alho ocupa um dos primeiros lugares na lista do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, como possível alimento protetor contra o câncer, principalmente gástrico.

Ao reduzir os níveis de açúcar ou glicose, na corrente sangüínea, o alho melhora a dieta das pessoas diabéticas.

Em forma de clísteres ou supositórios, é especialmente ativo contra os oxiuros, vermes intestinais redondos, brancos e pequenos, que costumam infestar crianças.

Além de ser diurético e um ativador do funcionamento da tireóide, o alho aumenta as secreções do estômago, regulariza a digestão, estimula a produção da bílis no fígado, aumenta o peristaltismo intestinal e reduz os gases.

Este contém mais de 200 combinações diferentes e é rico em vitaminas B, colina e Vitaminas C.

Os minerais identificados no alho incluem Cálcio, Magnésio, Fósforo, Ferro, Cromo e dois antioxidantes, o Zinco e o Selênio.

Também é grande depositário de Enzimas, Aminoácidos e Ácidos Nucléicos.

A Allicina, seu principal composto ativo, provou apresentar propriedades antivirais, antibacterianas e antifúgicas.

Evita infecções - Eficaz contra vírus, bactérias, fungos, bolores, germes e parasitas.

Combate o Estresse - O impulso do alho no sistema imunológico pode ajudar a aumentar a resistência e a recuperar com maior facilidade de uma fadiga, evitando o estresse.

Pesquisa em hospital japones demostrou que 80% dos pacientes que tiveram administrado o alho diariamente, durante 4 semanas, sofreram menos fadiga, depressão e ansiedade.

Limpa e Desintoxica - O fígado, o principal órgão de desintoxicação, desativa os poluentes tóxicos que são então excretados pelo organismo.

O alho impulsiona a capacidade do fígado para realizar esse trabalho.

O efeito purificador do alho também alivia os sintomas de febre, alergias e sensibilidade a poluentes encontrados no ar, assim como beneficia na diminuição de dores articulares e de ataques asmáticos

Prefira o alho ao natural. As propriedades estão no seu melhor estado.Experimente na salada de folhas com azeite. É a melhor pedida do que ingerir em capsúlas. Duas cabeças de açho por dia é o suficiente.

Fonte: www.guaraparivirtual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário