Além de reduzir o “mau” colesterol (LDL), as nozes podem ter outras propriedades benéficas ao coração, segundo novos estudos.
Cientistas da Universidade de Calirórnia-Davis, nos EUA, e da Universidade de Padova, na Itália, descobriram que hamsters de laboratório que consumiram comida com nozes tiveram níveis significativamente menores de uma substância química chamada endotelina.
A endotelina é um composto que causa inflamação das artérias e o crescimento das placas de gordura nos vasos, quadro que eleva o risco de doenças do coração.
O estudo foi feito com cerca de 100 hamsters por um pouco mais de seis meses. Aparentemente, as nozes eliminaram a endotelina das artérias do coração.
As nozes mostraram esse efeito em todas as quantidades consumidas nos testes, que foram o equivalente ao consumo de três a oito porções por dia por seres humanos. As nozes foram moídas finamente para serem acrescentadas à comida dos ratos.
O químico Wallace Yokoyamna, do Serviço de Pesquisa Agrícola de Albany, na Califórnia, colaborou na pesquisa, que foi coordenada pelo nutricionista Paul Davis, da Universidade de Calirórnia-Davis.
O estudo, que foi publicado no Journal of Nutrition, foi construído a partir de observações de vários pesquisadores apontando que as nozes afetam os vasos sanguíneos diretamente.
O estudo californiano foi o primeiro a demonstrar evidências disso ao mostrar a capacidade das nozes de eliminar a endotelina da artéria em animais de laboratório. Estudos complementares precisam ser realizados para verificar se esse efeito ocorre em seres humanos que consomem quantidades moderadas de nozes.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário